Um ambiente limpo e organizado é o sonho de todo empresário ou gestor. Possivelmente, você leitor ouviu falar na ferramenta do 5S como uma forma de obter uma empresa limpa e organizada. Acontece que o conceito do 5S vai muito além disso!
Conforme veremos neste artigo, os 5 sensos são uma forma de implementar a cultura enxuta na sua essência, criando um ambiente de disciplina, padronização e respeito mútuo e, à partir disso, gerar resultados.
A história do 5S
A origem do 5S é muito discutida pelos pesquisadores do Sistema Toyota de Produção (STP). A verdade é que ninguém sabe ao certo como tudo começou.
Acredita-se que isso ocorreu por volta dos anos 50 no Japão. Naquela época, o país estava devastado devido à Segunda Guerra Mundial. Sendo assim, os japoneses da Toyota, visando reestruturar a sua indústria, iniciaram uma busca por soluções para sua baixa produtividade.
Após visitarem empresas de diferentes ramos nos Estados Unidos, os gestores da Toyota conseguiram aprender técnicas como o conceito do supermercado e a construção das linhas de produção. Entretanto, eles perceberam que os americanos produziam uma grande quantidade de desperdício junto do produto de boa qualidade. Dessa forma, os japoneses enxergaram uma grande oportunidade de levar para a indústria a tradição milenar de organização que até então era passada de geração a geração naquele país.
À partir disso, o 5S começou a ser utilizado como uma ferramenta base para a aplicação da melhoria contínua.
Quais são os 5 sensos?
Seiri – Utilização
É ter na área de trabalho tudo o que se precisa para realizar a atividade.
As máquinas devem estar em plena condição de uso. Além disso, os materiais devem estar preparados logo antes de iniciar, mas sem estoque para atrapalhar. A propósito, as pessoas também precisam estar treinadas e motivadas.
Por outro lado, todos os materiais que não forem necessários devem ser descartados ou ser mantidos em uma área compartilhada, fora do setor.
Como aplicar:
Retire todas as máquinas e materiais possíveis do setor. Descarte o que for inútil e arrume o que estiver estragado. Em seguida, coloque um a um os equipamentos e materiais necessários no lugar que mais facilite o trabalho.
Implemente também técnicas de manutenção preventiva para manter em funcionamento os equipamentos úteis.
Seiton – Organização
É organizar a área de trabalho para facilitar o acesso e a reposição dos itens necessários.
A organização torna o ambiente mais propício à melhoria contínua e demonstra maior profissionalismo em geral.
Aquilo que for utilizado com maior frequência deve estar mais perto do trabalhador e do posto de trabalho. Em compensação, o que for pouco usado deve ser alocado fora da área para não atrapalhar.
Como aplicar:
Defina um local para cada coisa no setor. Demarque estes locais e identifique utilizando conceitos de gestão à vista.
Reserve espaço de armazenamento conforme a quantidade necessária, evitando caixas que transbordem ou materiais empilhados em cima de armários.
Utilize o máximo possível o espaço vertical disponível. Porém, mantenha as condições ergonômicas de trabalho. Os itens mais pesados devem permanecer em uma distância de fácil acesso.
Seiso – Limpeza
É manter o setor limpo e agradável. Porém, não devemos gastar tempo e dinheiro limpando para sempre. Pelo contrário, devemos gastar energia eliminando as fontes de sujeira e fazendo a manutenção da limpeza durante o dia.
Aproveite os momentos de limpeza para inspecionar vazamentos, quebras em máquina, fios desgastados e outros geradores de sujeira ou de risco.
Como aplicar:
Defina um horário para limpeza diária, onde todos os colaboradores participam e limpam todas as áreas da empresa. Faça o revezamento de áreas comuns como banheiros ou cozinha, pois estas áreas devem ser exemplos da aplicação dos 5S. Deixe disponíveis os materiais de limpeza nas áreas comuns e crie a cultura de limpeza depois do uso. Cada colaborador deve deixar a área igual ou melhor do que quando entrou.
Disponibilize lixeiras e áreas de descartes onde necessário, para evitar que as sobras de materiais sejam jogadas ao chão nos momentos de “correria”. Afinal, são nesses momentos que observamos se a cultura está ou não está enraizada.
Pintar ou lavar o ambiente é uma boa forma de mostrar a importância da filosofia 5S para a empresa. Faça isso gradativamente nos locais que servirão de exemplo aos demais.
Seiketsu – Padronização
É criar a rotina para a execução diária dos 3 primeiros sensos de forma padronizada. Devemos também dar as condições para que o trabalho seja executado, com as ferramentas e materiais disponíveis, além de disponibilizar o horário para realizar a atividade dentro do expediente.
Como aplicar:
Treine todos os colaboradores nos 5S e o defina como algo importante para a organização e que deve ser feito não apenas para ficar bonito, mas para gerar resultados.
Crie padrões visuais para a organização da fábrica, eles são fáceis de entender e facilitam o trabalho como um todo. Defina responsáveis para cada atividade de limpeza e deixe este padrão visível a todos.
Faça auditorias periódicas nos 5 sensos em todas as áreas, não como forma de julgar, mas como forma de manter a melhoria contínua do programa.
Shitsuke – Autodisciplina
É o senso interno de cada colaborador em realizar a rotina padrão de forma voluntária. Isso acontece quando ele entende a importância dos 5 sensos como uma filosofia que veio para ajudar, e não atrapalhar o seu trabalho.
A autodisciplina acontece pelo exemplo. Portanto, todas as lideranças da organização devem praticar os 5 sensos mais do que ninguém, principalmente cargos de presidência e direção. Afinal, estes costumam ser exemplos para todos os demais colaboradores.
Vale lembrar que uma organização de sucesso começa pelo respeito e valorização das pessoas. E a disciplina é a melhor forma de respeitar o trabalho e o tempo dos demais.
Considerações finais
O 5S, se aplicado corretamente, é uma ferramenta que transforma o ambiente de trabalho em algo produtivo e agradável.
O programa deve ser implementado como algo que faz parte do trabalho, e não como algo a mais. Para isso, ele deve servir para gerar resultados e facilitar o trabalho como um todo, não apenas para deixar o ambiente bonito.
A implementação do 5S como cultura acontece através do exemplo, onde presidentes, diretores ou diferentes cargos de liderança iniciam as atividades colocando a mão na massa. Fazendo isso, são demonstrados humildade e respeito em relação aos demais, além de mostrar a todos que o programa é importante.
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