Confira neste artigo como praticar este conceito de Taiichi Ohno e aprenda a enxergar os seus desperdícios.
Você gestor já parou para pensar que a solução para aquele seu problema pode estar no chão de fábrica?
O conceito genchi gembutsu, original da Toyota, nos ensina a ir ao local onde as coisas acontecem para observar com os próprios olhos aquilo que está acontecendo. E a palavra que define este local é o “gemba“.
Afinal, um gerente ou diretor geralmente possui diversas áreas para cuidar, enquanto os operários possuem apenas a sua área. Sendo assim, eles dominam muito mais este ambiente do que seu líder.
Taiichi Ohno, principal fundador do Sistema Toyota de Produção (STP) costumava desenhar um círculo na fábrica onde deixava seus discípulos por horas. Acima de tudo para “observar os processos”.
Curiosamente essa técnica era chamada de “círculo de Ohno”. Neste caso, o que ele estava fazendo era estimulando o “genchi gembutsu“.
Como praticar o genchi gembutsu?
Se for de seu interesse, você pode fazer como Ohno, desenhar um círculo na fábrica e se posicionar nele. Porém, vamos te ensinar uma técnica um pouco mais simples e rápida. Nesta técnica, além de você aprender, ainda ensinará a sua equipe!
1° Passo – Escolha uma área, horário de início e propósito.
Defina uma área que seja um gargalo ou que tenha oportunidades de melhoria.
Escolha um horário em que o processo esteja em funcionamento.
Deixe claro a razão (propósito) da atividade – observar o processo com os próprios olhos para aprender a enxergar os desperdícios.
2° Passo – Forme uma equipe de 5 a 8 participantes e escolha 1 líder.
O líder será a pessoa que introduzirá a equipe aos trabalhadores da área. Além disso, ele deixará claro que esta é uma atividade para ajudar e não para julgar!
O líder deve cronometrar o tempo da visita, conferir os EPIs em todos os participantes, garantir o respeito entre os envolvidos e comunicar o fim da atividade.
3° Passo – Prepare os materiais necessários
- EPIs – Equipamentos de proteção individual (caso necessário, converse com o técnico de segurança para maiores informações)
- Prancheta ou bloco de anotação – para cada participante
- Lápis e borracha – pois podemos cometer erros na hora de fazer as anotações
- Folha de instrução – colocar conceitos e perguntas para estimular o pensamento enxuto, além da lista com os 8 desperdícios. (modelo no final deste artigo)
4° Passo – Realize a caminhada no Gemba
A equipe lean chega ao ponto de encontro dentro do horário, relembra o propósito da caminhada e prepara os materiais.
Em seguida, o líder coordena a equipe até o local, introduz aos trabalhadores e cronometra os 20 minutos.
Durante a atividade, a equipe deve observar o fluxo dos processos, encontrando ou não a mentalidade lean sendo aplicada. Além disso, todas as oportunidades de melhoria devem ser anotadas.
Questione os trabalhadores o quanto for necessário, pois eles tem o conhecimento sobre seu processo como ninguém!
Ao final da atividade, o líder chama a equipe e todos voltam ao ponto de encontro, onde são discutidos os pontos enxergados por cada envolvido. Vale lembrar que a discussão deve ser objetiva, evitando conversas paralelas ou reclamações sem fundamento. Por fim, estes pontos são anotados pelo líder em uma “ata oficial” e devem servir como oportunidades para kaizen.
Modelo da folha de instrução de caminhada no gemba:
Para mais orientações sobre a Genchi Gembutsu/gemba ou demais ferramentas lean, entre em contato conosco por aqui.